Decoração, Interiores

Como escolher a cabeceira da cama?

Como escolher cabeceira

Ao reformar ou decorar um quarto do zero, um dos seus objetivos deve ser criar um espaço confortável para aproveitar seus momentos de relaxamento. Em termos de conforto, o seu colchão desempenha um papel importante nisso, mas por si só não proporciona a sensação de acolhimento que as cabeceiras podem proporcionar.

Confira alguns dos benefícios de ter uma cabeceira no quarto:

  • Evita que o travesseiro encoste-se à parede, reduzindo o frio;
  • Protege a pintura da parede contra danos;
  • Proporciona mais conforto ao se inclinar para assistir TV ou ler um livro;
  • Alguns modelos podem ter múltiplas funções e possuem prateleiras, aumentando o espaço;
  • Complementa e valoriza a decoração.

Qual melhor modelo?

Pensar no estilo que você deseja na natureza é importante para que a cabeceira selecionada se encaixe e não fique isolada da decoração.

  • Estilo moderno ou industrial: cabeceiras retas, sem muitos detalhes, são a alternativa a esse estilo.
  • Estilo Romântico e Clássico: aposte em cabeceiras elevadas, com cantos arredondados ou com detalhes esculpidos em madeira. Cabeceiras de metal em tons claros também são uma opção.
  • Estilo Boho ou rústico: escolha modelos de cabeceira que remetem à madeira natural, em tom semelhante ao restante dos móveis do quarto.

O estilo também definirá a cor certa da cabeceira e, apesar de parecer uma fera de sete cabeças, combinar cores é mais fácil do que você imagina. Comece listando as cores principais do estilo decorativo que deseja para a natureza, identifique as cores da parede e as cores dos demais móveis do cômodo. Dessa forma, você pode obter mais clareza sobre qual cor e tonalidade faz mais sentido para a decoração que está considerando.

  1. Tamanho da cama e do quarto

Além de saber exatamente o estilo de decoração que deseja no quarto, na hora de escolher sua nova cabeceira, tenha o tamanho exato da sua cama e do quarto adjacente.

Para que a cabeceira se adapte bem ao tamanho do colchão, é melhor deixar alguns centímetros sobrando de cada lado. Se o cômodo for pequeno, o ideal é que a cabeceira cubra toda a largura da parede, pois isso lhe dará uma sensação maior de espaço no espaço.

  1. Qual é o melhor tipo de cabeceira?

Quando você começar a procurar modelos de cabeceira, verá que existem três tipos principais de cabeceira: suspensa, com mesa de cabeceira e pernas. O tipo perfeito irá variar dependendo do tamanho do seu quarto, do gosto individual e da qualidade da parede em que a cabeceira ficará. Leia mais sobre cada um deles:

  • Cabeceira Fixa: Ideal para áreas com espaço limitado e paredes que não estejam sujeitas à umidade ou penetração;
  • Cabeceira com pés: pode substituir uma cabeceira fixa. Demora mais alguns centímetros, mas evita que o colchão e a caixa toquem na parede.
  • Cabeceira com mesas: para quem tem muito espaço, pode ser uma solução econômica e prática.

Acabamento e material da cabeceira

O acabamento e os materiais utilizados para a produção da cabeceira afetam diretamente o nível de conforto que você terá no efeito decorativo.

Cabeceiras feitas de MDF ou MDP, madeira maciça, metal e tecidos sintéticos tendem a ser frias ao toque, mas mais eficientes na hora de limpar, enquanto as cabeceiras revestidas com camurça são um pouco mais complexas de limpar e acumulam mais poeira, mas são bem quentinhas.

A sua escolha dependerá do nível de conforto que pretende e de quanto tempo pode dedicar à rotina de limpeza do seu quarto. Isso também pode ser aplicado na escolha das cortinas. Você pode acompanhar mais essa leitura aqui! (colocar link do blog como escolher uma cortina)